PROFESP

Organizações Militares da FAB retomam Programa Forças no Esporte

PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas
Publicada em: 19/04/2023 21:55
Imprimir
Fonte: SISCOMSAE
Edição: Agência Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), recepcionou, nos dias 03/04 e 04/04, 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino Fundamental, entre 8 e 12 anos, para receberem orientações sobre o período letivo de 2023 do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

O Coordenador-Geral do Projeto na AFA, Capitão Denilson Batista de Oliveira, destacou que, dentro do Programa, as crianças aprenderão diversos esportes, principalmente os mais regionais. "Elas participarão de palestras educativas e motivacionais que orientam para a segurança emocional, alimentar, dentre outras, além de diminuir os riscos da vulnerabilidade social do contexto no qual estão inseridas", disse.

De acordo com o Oficial, a previsão é atingir o número de 300 beneficiados até o final do ano. "Acreditamos nos princípios fundamentais do projeto, como a reversão do quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social e, ainda, proporcionar aos alunos a universalização de oportunidades por meio de atividades físicas e desportivas, educativas, sociais, culturais e de cidadania”, afirmou.

Durante a aula inaugural, as crianças aprenderam a importância da disciplina e das regras de convivência para o bom desenvolvimento das atividades. “Além das habilidades físicas e motoras, as atividades esportivas também ajudam as crianças a aprenderem sobre trabalho em equipe e disciplina, que são fundamentais para o sucesso em qualquer área da vida”. Ela afirmou, ainda que, trabalhar com projetos sociais ligados ao esporte, como o PROFESP, é uma das coisas mais gratificantes que já fez na carreira como profissional da educação. “Esse projeto é uma oportunidade de incluir todos, independentemente de sua origem, e inspirar as crianças a sonhar com um futuro melhor”, concluiu a professora Alzira Helena Ferraz, da Escola Dr. Eitel Arantes Dix.

Já o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, no dia 12/04, a aula inaugural do Programa. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, acompanhado do Vice-Prefeito de Lagoa Santa (MG), Breno Salomão Gomes, e pela representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Vanessa Borges, dentre outros convidados e militares do efetivo da Organização Militar.

A atividade contou com a presença do atleta de alto rendimento Rafael Moura, o "He-Man" dos estádios de futebol. O ex-atacante – que atuou em clubes como Botafogo, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Internacional, Goiás, entre outros – foi responsável pela abertura do PROFESP 2023, e apresentou sua trajetória como desportista e atleta profissional de futebol, além de deixar para as crianças palavras de otimismo.

“Qual é o seu sonho? Não importa o tamanho dele. Deus nunca te dá um sonho que você não possa realizá-lo. Acredite em você, se prepare, tenha foco, determinação e persista. Daqui sairão muitos atletas, médicos, militares, advogados. E o mais importante, daqui sairão pessoas muito melhores, que irão mudar vidas, mudar o mundo”, destacou Rafael Moura.

“Fizemos a abertura do PROFESP 2023 contando com o apoio da Prefeitura de Lagoa Santa, que está sempre presente em nossa parceria. Essas 150 crianças puderam hoje ter a oportunidade de participar desse projeto, que incrementa na parte esportiva e também no auxílio com a escola”, disse o Comandante do CIAAR.

Por fim, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) realizou, no dia 13/04, também retomou o Programa Forças no Esporte (PROFESP) para o ano de 2023.  O Diretor Interino do PAMALS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, presidiu a solenidade, que contou com a presença do Prefeito de Lagoa Santa, Rogério César de Matos Avelar, tendo em vista o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre os órgãos, para a execução das atividades do Projeto.

Para marcar o retorno das atividades no Parque, aconteceu a entrega simbólica do “Manual do Aluno 2023” à Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Corrêa Borges. O documento aborda os direitos, deveres e responsabilidades dos alunos.

O aluno Jhuan Luís da Cunha, de 14 anos, destacou sua felicidade em participar da ação. “Acho muito importante esse programa, gostei muito da oportunidade de poder participar. Assim como alguns alunos que agora são soldados, eu também tenho o sonho de servir”, ressaltou Jhuan. 

Sobre o PROFESP

Com a crescente necessidade de ações voltadas para a cidadania, em 2003, as Forças Armadas aderiram ao Programa do Ministério do Esporte, com o propósito de contribuir com a nação brasileira no seu desenvolvimento social. No PAMA-LS, o Projeto atenderá, este ano, 175 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 18 anos, matriculados na rede municipal de ensino e que estejam em situação de vulnerabilidade social. 

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, bem como proporcionar a melhoria da qualidade de vida.

As ações do programa são desenvolvidas pelas Forças Armadas, que disponibilizam instalações, equipamentos esportivos e paradesportivos, infraestrutura e logística. Os núcleos de atividade esportiva do PROFESP contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, dos demais segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado, civil e militar.

Fotos: CIAAR/ Soldados João Oliveira e H. Pereira (AFA) e Sargento Matheus Melo (PAMA-LS)